Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Diário do poder
03/05/2019 22:54 em Novidades

Ricardo Lísias é um autor premiado, ganhador do Prêmio São Paulo, em 2010, pela obra "O Livro dos Mandarins". Ele faz agora um movimento de retorno, escreve na plataforma Kindle Direct Plublishing, da Amazon.

Parece loucura, mas esse tipo de plataforma é usada principalmente por autores iniciantes, que enxergam na ferramenta a oportunidade para divulgar as primeiras linhas.

Para quem não sabe, houve um tempo em que a renovação da literatura brasileira se deu exatamente através da internet. Em meados dos anos 2000, os autores escreviam através de newsletters ou mailzines. Na medida em que as ferramentas virtuais se aprimoravam, surgiram os blogs, tudo isso sem a interferência das redes sociais e dos algoritmos, baseados em likes e comerciais.

Lísias parte da proposta de escrever a partir da internet para o seu mais novo lançamento, intitulado de "Diário da Catástrofe Brasileira". Trata-se de um diário sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro. 

A partir da posse, tudo é registrado em vários volumes, ao sabor dos acontecimentos. A intenção do autor é relatar os fatos até o fim da atual gestão e depois RETIRAR tudo da rede. É isso mesmo que você entendeu.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, ele diz que "este governo não é sólido. Ele faz uma coisa, no dia seguinte volta atrás. Precisava de um formato no qual eu também pudesse voltar atrás. O que eu mais gostaria é que esse negócio acabasse".

Não há, ainda, uma decisão quanto a lançar uma versão impressa, apenas conversas.

Tão interessante quanto observar um autor virgem ao lançar uma obra em plataformas digitais, a leitura do "diário" é um exercício de distanciamento ideológico, apoiado na observação das transformações narrativas inerentes aos humores de um ambiente político polarizado.

 

Título: Diário da Catástrofe Brasileira

Autor: Ricardo Lísias

Editora: plataforma digital Kindle

 

Da redação

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS