Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
O símbolo do Auto - Tune
26/04/2019 00:04 em Música

O Lucas Brêda publicou no jornal Folha de S. Paulo um artigo interessante, que não podiamos deixar passar batido. Vamos resumir aqui com nossas palavras, pois copiar é feio.

O Auto-Tune é um software de afinação vocal, foi idealizado por Andy Hildebrand e desenvolvido pela empresa Antares Audio Technology em 1997. A novidade foi recebida com desconfiança pelo meio artístico, época em que os computadores estavam começando a invadir os estúdios de gravação.

Porém, como diz o ditado, basta dar tempo ao tempo, para que essa desconfiança caísse por terra. E a responsável por isso foi Cher, com seu hit "Believe", lançado em 1998 e que explorou as potencialidades da ferramenta. Você não lembra??? "Believe" só foi a mais tocada em 23 países!

Em 2001 foi a vez de Daft Punk injetar com mais força o uso do Auto-Tune no hit "One More Time".

Mas o Auto-Tune não é só uma ferramenta para turbinar a voz, ele permite aos artistas diminuírem consideravelmente o tempo de estúdio, pois pequenos defeitos de afinação são resolvidos pela ferramenta.

Para produtores e técnicos é consenso, usar sim, mas com parcimônia, pois até o ato de desafinar tem seu valor estético. Senão bicho, nos shows ao vivo, é bem capaz de muita gente brochar com a performance de seus ídolos. 

 

Da redação

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!